terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Divinamente

É uma cidade e tanto. Até a revista disse que é um dos melhores lugares de todos. E o cara da revista sabe bem das coisas. É uma cidade rica, de belezas naturais fantásticas e de um projeto urbanístico fabuloso.


Bem planejada, tem ruas largas, bem sinalizadas e sem nenhum buraquinho sequer, por onde passa um monte de carros de uma vez só, sem engarrafamentos nem confusões. As pessoas são bem educadas e gentis o tempo todo e ninguém xinga ou reclama só porque o outro parou o carro no meio da rua, estacionou em fila dupla ou tripla ou virou na esquina sem dar seta, até porque ninguém faz isso.


As pessoas são educadas assim porque as escolas são muito, muito boas. Os professores trabalham felizes, com todos os recursos mais modernos e sofisticados para oferecer o máximo de informação aos seus alunos, principalmente nas escolas públicas e gratuitas.


E a excelência começa cedo. As crianças pequenas vão para as creches enquanto as mamães vão para o trabalho. Essas creches têm uma estrutura perfeita para para atender os pequenos e as mães ficam tranquilas e felizes sabendo que os filhos estão bem cuidados o dia todo.


A vida cultural da cidade é um show, literalmente. Teatros, museus, espetáculos de música e dança apresentados gratuitamente em belas praças e parques bem cuidados e cheios de árvores e flores. Tudo lindo!


Para quem precisa sair da cidade (só se for por necessidade mesmo, porque por vontade própria ninguém sai), tem estradas bem cuidadas que levam a qualquer outro lugar, uma mais perfeita que a outra. 


Não falta emprego para ninguém e todo mundo recebe um salário bem gordinho. É que a cidade tem um parque industrial tão maravilhosamente bem estruturado que as empresas disputam a oportunidade de se instalar ali. Assim, a cidade tem um monte de empresas grandes, bonitas e ricas que dão emprego - e pagam muito bem! - a todos os cidadãos e até mesmo para gente de outros lugares.


Os políticos da cidade são tão honestos e competentes que vira e mexe a população promove manifestações para homenageá-los e agradecê-los por seu excelente trabalho.


Nem animais abandonados, perambulando pelas ruas a cidade tem. Todos vivem em abrigos aconchegantes e são tratados com muito amor e carinho por profissionais capacitados e apaixonados.


É que se trata de uma cidade preocupada com a vida e com o meio ambiente. Na verdade, ela é totalmente ecológica. Não há lixo nas rua, até porque as pessoas são educadas e não jogam nada no chão. Usinas de reciclagem reaproveitam todo o material possível e revertem a renda para  mais campanhas de conscientização ambiental e para a construção de mais áreas de preservação.


Em toda a cidade, milhares... milhões de árvores tornam o ar sempre fresco, puro e cheiroso. E, por falar em cheiro, o rio que corta a cidade é mais um espetáculo. Suas águas claras e cristalinas irrigam canteiros de flores que perfumam toda a região. Peixes de várias espécies enchem as águas de cores e brilhos (e eles estão vivos!!!). Caminhar pela margem é um dos passeios mais bonitos de se fazer a qualquer dia e hora.


Por falar em caminhar, em toda a cidade há largas calçadas - sem buracos, lixo ou qualquer outro obstáculo - para se praticar caminhadas e corridas, além das ciclovias para quem prefere pedalar. Ao longo das pistas, locais especiais para fazer alongamentos são monitorados por profissionais especializados que dão suporte e orientam as pessoas sobre a melhor maneira de se exercitar.


O resultado de tudo isso é que a população é tão saudável que o Pronto Socorro Municipal e os Postos de Saúde quase não têm trabalho. Médicos, enfermeiros e outros profissionais usam o tempo para promover campanhas educativas e incentivar as pessoas a se alimentar bem, a praticar mais exercícios e a viver melhor e com mais saúde.


E mais: ninguém tem medo de nada na cidade. A segurança é total e plena. As pessoas podem andar pelas ruas à noite e até deixar as janelas e portas das casas abertas na hora de dormir porque uma equipe bem treinada da polícia monitora tudo e cuida para que as pessoas possam viver muito tranquilamente.


Claro que o cara da revista não sabe disso tudo. Só quem vive na cidade sabe disso. Por essas e outras (e tem várias outras!!!) que essa cidade é DIVINA. E vai completar 100 anos em junho.


É ou não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário