domingo, 1 de janeiro de 2012

2011 sob novas lentes

2011 foi um ano... interessante. Difícil, mas bem interessante. Foi como seu eu tivesse ganho, sem saber, um par de óculos, tipo fundo-de-garrafa, uma luneta e um microscópio. Fui, então, obrigada a ver as coisas de um jeito diferente. Isso não necessariamente significa ver melhor e ser mais feliz por isso. Na verdade, ver melhor pode causar desconforto e dor.


Percebi, por exemplo, que algumas pessoas não são como eu pensava. E sofri por isso. Não significa que elas fossem boas ou más. Era só uma questão de perspectiva. Minha perspectiva é que esteve equivocada por tempo demais. Alguns chamariam a sensação que tive de decepção. Eu mesma chamei assim por algum tempo. Mas, depois me dei conta de que não era bem assim. É que tudo depende mais dos olhos com que se olha do que do objeto olhado. E meus olhos já não eram os mesmos.


Relações, então, precisaram ser revistas. Atitudes precisaram mudar e, por consequência, as reações das pessoas comigo também mudaram. Não necessariamente mudaram para pior, mas mudanças geralmente trazem incertezas, instabilidade e um certo medinho.


E é difícil manter a autoestima em alta usando um nada belo par de óculos fundo-de-garrafa. Me senti feia, desengonçada, desajustada. O fato de perceber as coisas de um jeito diferente fez com que as pessoas também me vissem de outra forma. E eu acho que nem todas gostaram do que viram.


As coisas ficaram menos nebulosas, embora não menos assustadoras. E eu também consegui ver mais detalhes. Pequenos, minúsculos e até então despercebidos detalhes começaram a se mostrar de forma mais clara diante desses olhos agora capazes de esquadrinhar muidezas. E isso também pode ser bem desconfortável e pode provocar reações adversas.


Mas, o mais interessante disso tudo foi o fato de eu começar a ver também mais longe. Meu mundo, aliás, meus mundos cresceram. E eu começo a vislumbrar um sem número de possibilidades, embora ainda não seja capaz de alcançá-las.


Essas lentes todas, afinal, apesar de desconfortáveis, são... interessantes, assim como foi 2011 para mim.


Que venha 2012 e que venham as lentes de contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário